sábado, 26 de maio de 2012

Terça 29 As conferências do tati: Contracultura em Portugal – Que contracultura?

Será que a contracultura internacional, sobretudo a de raiz anglo-saxónica, encontrou seguidores em Portugal? Existiu de facto uma contracultura totalmente portuguesa? Até que ponto a contracultura é importante nas dinâmicas sócio-culturais e políticas de um país? Que manifestações visíveis? Quais as subculturas predominantes? Estas e outras questões são abordadas na conferência do dia 29 de Maio, pelas 19h00, no CaféTati, Lisboa. Conceitos importantes como a transgressão, subversão, imaginário, cultura popular, o fantástico e subculturas serão expostos através da imagem, da música e da palavra.
Do que vamos falar: Conceito tradicional de Contracultura versus Cultura standard ou mainstream; Enquadramento histórico, político e geográfico; Importância das vanguardas artísticas do séc. XX; Que contracultura em Portugal?; Influências estrangeiras, em particular anglo-saxónicas; Subculturas; e  o “genuino português” – casos isolados, “carolas” e curiosidade.
Venha passar um final de tarde verdadeiramente subversivo!


Conferencista

Ondina Pires
Ondina Pires, Mestre em Estudos Americanos, é escriba de artigos de opinião para a revista Umbigo e para o programa de rádio Orelha Extra, na rubrica Vox Hertz. Moçoila criativa,  ligada à música desde os anos 80 e à escrita desde 2002, ela é lutadora, persistente e está a aprender Artes Marciais e Matemática Quântica.

 http://confrariadosaber.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário