sábado, 17 de março de 2012

Filosofia para Crianças * 18 Março



O que têm as crianças e a filosofia em comum?
Aparentemente nada e a associação entre as duas até parece bizarra.  Às crianças é atribuída uma visão do mundo pueril, pouco elaborada. A filosofia é habitualmente vista como um conjunto altamente complexo de raciocínios, especulações, problematizações. Mas, ainda que fazer filosofia em termos profissionais e académicos continue a ser uma actividade de especialistas, a necessidade de questionar é extensiva a qualquer ser humano, em qualquer momento da sua existência. Ninguém duvida que as crianças pensem e que o façam de modo lógico e racional, inteligente e criativo. Mas será que estamos em presença de um pensamento filosófico ? Será possível que pensem com maior habilidade e de forma autónoma?
Nos anos 1970 Matthew Lipman e Ann Sharp, criaram nos Estados Unidos, um programa original de filosofia para crianças, para um leque ambicioso de participantes: do ensino pré-primário ao secundário. Estes precursores pensavam que a filosofia, introduzida desde o pré-escolar, poderia proporcionar à educação do indivíduo um espírito de racionalidade e de juízo crítico a que nenhuma outra disciplina dá resposta.
Como funciona?
Sentadas em circulo as crianças lêem ou ouvem uma história. Depois da leitura colocam questões, expressam as suas opiniões e pontos de vista. Concordam ou discordam umas das outras, apresentando os seus argumentos, defendendo-os ou sendo seduzidas pelos argumentos dos outros. Está lançada a reflexão.
Com este método feito de porquês, de estou de acordo/não estou de acordo, penso que pode ser de outra maneira, entre outras questões que vão surgindo, as crianças aprendem a expressar as suas ideias, a respeitar as ideias  dos outros, a argumentar, a treinar uma escuta activa e a “ginasticar” o pensamento.  O adulto é o elemento facilitador desta comunidade filosófica, reconhecendo as questões filosóficas, incentivando o raciocínio, a auto avaliação e criando novos modos de pensar e de agir.
Competências para a vida
A Filosofia para Crianças tem vindo a impor-se como um método altamente interessante para o desenvolvimento infantil. Para além dos ganhos escolares propriamente ditos, vários estudos apontam para um aumento significativo do raciocínio, aptidão para a leitura e capacidade matemática, o contributo da Filosofia para Crianças para a formação de indivíduos mais críticos, com maior autonomia reflexiva, respeito pelo outro, consciência ética e cívica, pode ser determinante. A prática filosófica  abre portas e janelas ao pensamento e liga o pensamento à linguagem. Estas competências que se adquirem ficam para a vida, criando cidadãos mais conscientes e menos passivos face aos acontecimentos.
Como vamos trabalhar:
Vamos ser escritores, pintores, realizadores, atores, numa palavra – artistas. Vamos trabalhar com o corpo e com a mente, sozinhos ou em grupo. Vamos falar em voz alta, ou baixinho, construir um puzzle ou espreguiçar. Vamos dar utilidade aos nossos ouvidos e ser cuidadosos com os nossos gestos. No final, antes de nos despedirmos vamos brindar com um leite com chocolate e dizemos: até à próxima, até breve, até sempre.
O que vamos levar para casa:
Os olhos mais brilhantes, a voz mais clara e segura, novos amigos, a certeza de momentos bem passados. E também a alegria de ter pensado em voz alta coisas que ficam tantas vezes escondidas nas nossas ideias. De ter aprendido com as ideias dos outros, tão diferentes das nossas, e de, com elas, ter uma visão maior e melhor do nosso redondo mundo.
Projeto Tati:
Esta iniciativa, no âmbito das Conferencias do Tati, tem por objectivo dar a conhecer a Filosofia para Crianças a um público mais alargado. Não pretendemos abordar a história da filosofia e os seus extraordinários pensadores, não temos uma pretensão académica. Queremos fazer perguntas e, com três piruetas, treinarmos a arte de pensar.
Marcamos encontro:
Dia 18 de Março, domingo, 11:00-12:00
Meninos dos 6 aos 10 anos;

Conferencista/Facilitadora

Ana Aires Breysse
Certificação em Filosofia para Crianças (Universidade Nova Lisboa); Certificação em Vivendo Valores na Educação (Living Values Program) Instituto Vivendo Valores – São Paulo; Certificação em Coaching para Pais e Educadores (ECIT); Técnica de Programação Neuro-linguística pelo SNP (Society of Neuro-Linguistic Programming), Formadora certificada (CAP) pelo IEFP;  Experiência Profissional  nas áreas da Gestão de Projectos em Programas Interculturais e Educacionais (15 anos); Pós-Graduada em Marketing pela Chambre de Commerce et Industrie de Lyon; Licenciada em Sociologia da Comunicação (ISCTE).

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